O Colégio Anchieta, diante dos eventos ocorridos no estado do Rio Grande do Sul, dedicou sua atenção ao cuidado com as pessoas que prestavam os primeiros atendimentos emergenciais e acolhimento às famílias desabrigadas. Essa ação foi realizada em contato direto com membros da equipe diretiva do Colégio Anchieta POA e com professores ligados a nós pelos programas da UNISINOS-Campus São Leopoldo e Porto Alegre.
Seguindo a sugestão de voluntários da Unisinos, decidimos potencializar as ações de doação para o PIX Unisinos Solidária e para a Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta. Isso foi feito por meio de postagens frequentes e atualizações nas redes sociais dessas instituições. Além disso, o nosso diretor acadêmico, prof. Alexandre Marins, gravou um vídeo para a comunidade escolar, explicando a postura do Colégio e incentivando esse tipo de doação.
Também estamos trabalhando com a Instituição Casa Madre Roseli, na coleta de doações. Mobilizamos antigos alunos, o grupo de Crisma e o grupo de Jovens para a separação e organização das doações, que saem da cidade por meio deste posto de coleta.
Acompanhamos o Núcleo Inaciano em um Lucernário realizado no Colégio. Rezamos para que a Luz Divina, o Círio Pascal, que é o próprio Cristo, seja a fonte e a certeza de que Deus está presente no meio desse povo que, sem casa, sem luz e sem água, recebe de seus irmãos o cuidado e a companhia que os mais necessitados, os preferidos de Deus, tanto almejam. Também rezamos o terço com as crianças da catequese e suas famílias, dedicando o momento às vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul.
Com os nossos estudantes do Ensino Fundamental 1, trabalhamos com os seguintes materiais contextualizados:
- O livro “O que aconteceu em minha cidade?”, de autoria da professora e psicopedagoga Patrícia Ludwig, revisado por Simone de Fraga. Este material foi escrito com o intuito de auxiliar as crianças pequenas a compreenderem os eventos ocorridos na enchente de maio de 2024 no Estado do Rio Grande do Sul, criando compaixão pelas crianças que vivenciaram momentos de insegurança frente ao evento climático.
- O livro “They saw a rainbow”, que traz em cada página uma ideia para que as crianças se envolvam e participem de todo o Storytelling. Uma história que aborda o assunto da tragédia com conscientização, chamada para ação e, principalmente, com um olhar de esperança, como descrito pela própria autora.
De 20 a 24 de maio, celebramos a Semana Laudato Si com um projeto que envolve os demais estudantes e a comunidade educativa em questões sobre o Cuidado com a Casa Comum, e o modo como somos afetados, principalmente os mais indefesos, os mais vulneráveis e os mais pobres, quando esse cuidado é negligenciado. Demos visibilidade às pessoas que estão nos abrigos, que vivem a tragédia de maneira muito diferenciada, impactando suas histórias de vida, de fé, de comunidade e de projetos futuros.
Outras ações estão sendo programadas e serão empreendidas nos próximos meses, pois sabemos, por experiência própria (sofremos uma grande catástrofe em 2011), que os efeitos da tragédia são duradouros e não podem ser negligenciados.
Texto e imagem: Colégio Anchieta POA